terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Torneio de Futsal das "Terras de Santa Maria"

Lourosa terá ainda mais encanto no regresso do Torneio de Futsal

Sporting da Feira-Gião no primeiro embate da noite

Primeiro um grande embate no feminino, às 20.15h, depois eles. Às 21.15h, haverá a reedição da final de há 2 anos: Académico da Feira-CIC Lobão. Segue-se o reencontro do Futsal de Lourosa com o ISPAB, a fechar a noite desta terça-feira.


Uma noite de emoções fortes, na cidade "Capital do Futsal". Logo às 20.15h, o Torneio de Futsal das Terras de Santa Maria terá a estreia, em grande, da prova feminina. O Gião, finalista vencido da edição de 2007, terá pela frente o Sporting da Feira, que nunca jogou esta competição. Grande oportunidade para as leoas da Feira contrariarem o favoristismo, total, das gionenses que já não têm o "imperador" Marco Aurélio, como homem do leme. Telé já esteve ao lado de Fernando Almeida, no derbie com o Lourosa, que ditou uma goleada lusitanista de 7-1.

Primeiro elas, depois eles. Promete o desafio entre o CIC Lobão e o Académico da Feira. Foi a final de há dois anos, no pavilhão talismã do Centro de Incentivo Cultural de Lobão, o do Luso-Venezolano, em Nogueira da Regedoura. Foi lá que os Lobanenses subiram de divisão, foi lá que, em 2006, o mítico capitão Serginho ergueu bem alto o troféu do CIC, e logo na estreia no, então, Torneio das Fogaceiras. Nomes como Marquito, Hélder e Passarinho fizeram miséria, na final com os canarinhos de Santa Maria da Feira. Em 2008, as duas equipas reecontram-se, pouco depois das 21h desta terça-feira. Segue-se, na última partida da noite, o Futsal Cidade de Lourosa-ISPAB. A equipa de Joaquim Martelinho detém o troféu, que conquistou, de forma, brilhante, em Lamas, perante o favorito S. João de Ver. Será que o ISPAB estará pelos ajustes? A resposta será dada às 22.30h, na cidade da cortiça, com lotação esgotada e com as duas rádios do concelho presentes, na transmissão dos jogos.

Fique a conhecer todo o historial da prova, este ano organizada pela Casa do F.C.Porto e pela Câmara da Feira. Martelinho já venceu a prova por três vezes, duas pelo Martelinho Sport Clube e uma, na temportada passada, pelo Futsal Cidade de Lourosa. A primeira edição teve lugar em Lourosa, com vitória da Família Cadete, ainda sem vertente feminina. O segundo Torneio foi em 2003, em Arrifana, com o Martelinho a bater, na final, o S. João de Ver. Em 2004, houve, finalmente, a prova feminina, com o Lourosa a surpreender toda a gente, ao vencer o super favorito, Vila, nas grandes penalidades. O Romariz ficou em terceiro, mas teve a melhor guarda-redes, a Vânia. Na vertente masculina, o Martelinho voltou a ser superior, com Fadu em grande, na Corga, em iniciativa do Gião e da edilidade feirense. No ano seguinte, celebraram-se os 500 anos das Fogaceiras. O Torneio regressou a Lourosa, com final lourosense, no sector masculino. A Família Cadete, com João Amorim, Paneira e Maradona em grande, travou o favoritismo do Martelinho, que não conseguiu, nesse ano, o tri. O Vila, na sua melhor fase de sempre, com Diana Carneiro e Marisa a jogarem muito, esmagou a concorrência, na vertente feminina. No ano seguinte, a prova mudou-se para Nogueira da Regedoura, no Luso-Venezolano. O estreante CIC, com Hélder, Marquito e Serginho soberbos, derrotou o Académico da Feira, no jogo decisivo. A prova feminina voltou a não ter história, tamanha foi a superioridade do Vila, perante a concorrência. Finalmente, em 2007, em Santa Maria de Lamas, o Futsal Cidade de Lourosa derrotou o, favorito, S. João de Ver, em final empolgante. Era o tri para Martelinho. No sector feminino, o Lusitânia de Lourosa, de Renato Meireles, acabou com o reinado do Vilamaiorense. Na Corga, Balona e Relvas foram fenomenais, logo nos 1/4 de final. Depois, foi um passeio, até na final, perante o surpreendente Gião, de Vãnia, Jany e Diana Piolho. Agora, em 2008, como será?

Texto de Ângelo Pedrosa e Manuel Rodrigues
in "CorreioDaFeira.com"

1 comentário:

Anónimo disse...

Pessoal, contra as expectativas de quem só vê os resultados dos jogos... vamos mudar esta tendência... vamos continuar a lutar pelos resultados que esta equipa tanto merece.
Lutem pela manutenção da 1ª divisão distrital (que não está já tão afastada como muita gente diz por aí) e para provar o valor desta equipa esforcem-se para bons resultados quer neste torneio quer na taça distrital!
Força CIC!!!